5 Melhores Ideias de pequenos negócios lucrativos em 2022 (Online e Low Cost)
Muitos dos negócios referidos abaixo são negócios online, ou estão relacionados com a vertente online, não só porque o investimento inicial neste tipo de negócio é muito mais baixo do que num negócio tradicional mas também porque foram os negócios com ligação ao online que tiveram um maior crescimento nos últimos tempos.
Quais são as melhores ideias de negócios lucrativos?
Criar um blog lucrativo dentro de um nicho que gostes.
Em Portugal não existe a mesma competição que existe, por exemplo, nos Estados Unidos, mas é um dos modelos de negócio online que mais retorno traz a quem investe neste modelo de negócio que tem um investimento muito baixo para começar.
Basta acesso à internet, um simples computador, registar um domínio e comprar uma hospedagem para o site.
O que é que podes vender num blog?
Num blog podes vender:
- o teu tempo (através da venda de consultoria e serviços que possas fornecer).
- os teus produtos (através de uma loja de e commerce ou Saas)
- Produtos de outras empresas e ganhar uma comissão (mercado de afiliados)
Gestor de tráfego
O negócio de gestão de tráfego tem tido um enorme crescimento em todo o mundo.
Pequenos empresários como grandes empresas precisam de alguém para gerir as suas campanhas de publicidade na internet.
As empresas e empresários pagam aos gestores de tráfego para fazer e gerir as suas campanhas no Google Ads, Facebook, Instagram, e TikTok.
Por exemplo, imagina que existe um dentista na tua cidade que quer fazer publicidade no Google. Esse empresário não irá perder tempo a aprender a fazer uma campanha de google ads porque prefere contratar um profissional que saiba.
O dentista irá pagar-te por fazeres a campanha bem como o investimento que ele pretende investir em publicidade.
Cursos Online
Provavelmente o negócio mais lucrativo que se pode criar online e que depois de criado tem um grande retorno.
É um outro mercado que também ainda não é muito competitivo em Portugal, ao contrário, por exemplo, do Brasil ou Estados Unidos da América.
O mercado de cursos online tem criado altos rendimentos a quem cria um curso com base no que sabe e vende à sua audiência.
Como são produtos digitais, a venda de cursos online tem uma taxa de rentabilidade que torna muito apetecível investir neste tipo de negócio.
Obviamente que a criação de um curso online tem um grande investimento em termos de tempo, mas uma vez feito, o mesmo pode ser vendido milhares de vezes, com a mesma dificuldade de se vender um único curso.
E isto deve-se a plataformas de cursos online onde é possível colocar o curso e essa mesma plataforma faz toda a gestão de pagamentos, atualização do software, etc.
Criar uma loja E commerce
Ao contrário da criação de um blog ou de um curso online, a criação de uma loja online exige um maior conhecimento técnico e de marketing para se ter sucesso.
Mas a verdade é que a pandemia levou a que muitas pessoas passassem a comprar muitos dos seus produtos do dia a dia na internet.
Pelo que quem já estava instalado no mercado viu as suas vendas aumentarem (e muito!)
Hoje aprender a como criar uma loja online pode ser feito através de vários tutoriais na internet e este negócio pode ser gerido a partir de casa
Começar um podCast
Este é outro negócio em grande crescimento e que permite criar uma grande audiência que está interessada num determinado assunto ou simplesmente está à procura de entretenimento.
Se há alguns anos um podcast não era visto como um verdadeiro negócio, tal mudou radicalmente quando os números de audiências no youtube e noutras plataformas cresceu muito.
O que despertou muito o interesse das marcas e empresas que investem muito neste tipo de conteúdo.
Levando a que, por exemplo, o Spotify tivesse pago uma quantia generosa a Joe Rogan para que este colocasse o seu podcast na sua plataforma.